A excursão começa às 5h30, quando o micro-ônibus da empresa busca você em sua acomodação em El Calafate. Assim que todos os passageiros estiverem a bordo, o veículo segue para El Chaltén, chegando em cerca de três horas, percorrendo boa parte da Rodovia Nacional 40.
Na metade deste belo percurso panorâmico que atravessa a imensidão da estepe patagônica, você já poderá apreciar os Andes do Sul, onde a silhueta inconfundível do Monte Fitz Roy se destaca contra os picos de granito circundantes.
Ao chegar em El Chaltén, por volta das 8h15, haverá uma breve parada para aqueles que desejarem usar o banheiro antes de continuar a caminhada. Nesse momento, o(s) guia(s) de trekking que acompanhará(ão) o grupo durante a caminhada se juntará(ão) a eles.
O início da trilha está localizado na Ponte Río Eléctrico, a apenas 15 quilômetros ao norte de El Chaltén, na Rota 41. Lá, são distribuídos lanches embalados para cada participante, e o grupo inicia a caminhada por volta das 9h.
O primeiro trecho da trilha sobe até o Mirante Piedras Blancas.
Após o Mirante da Geleira Piedras Blancas, a trilha desce gradualmente até o Ponto de Encontro próximo ao Acampamento Base de Poincenot.
Aqueles que não tiverem certeza sobre continuar o segundo trecho, que é muito mais exigente que o primeiro, continuarão a caminhada com um dos dois guias como GRUPO 2 até a deslumbrante Laguna Capri, outra das atrações imperdíveis de El Chaltén. O almoço é servido lá antes de continuar a descida de volta para El Chaltén.
O Grupo 1 continua a caminhada com um dos guias, passando pela área do Acampamento Base de Poincenot, cruzando a ponte sobre o Rio Blanco e, a partir daí, começa a ganhar altitude rapidamente. Este último quilômetro e meio é por uma encosta rochosa de cascalho nas altas montanhas, com possibilidade de encontrar água, neve e gelo na trilha. É uma subida muito íngreme com terreno técnico; esta é a mesma trilha que desceremos mais tarde.
À medida que subimos, vistas cada vez mais panorâmicas começam a se revelar e começamos a nos sentir mais próximos das montanhas que, devido à sua presença imponente, parecem muito próximas.
Após o esforço, por volta das 13h30, o grupo chega a uma crista de morena de onde se pode ver o maciço do Fitz Roy em todo o seu esplendor, com a Laguna de los Tres e sua geleira em sua base.
Para chegar à lagoa, você desce alguns metros e, se o tempo permitir, será o momento perfeito para um almoço, desfrutando de uma vista e um momento inesquecíveis.
Após explorar a área e tirar muitas fotos, o GRUPO 1 se despede deste lugar mágico e inicia a descida para El Chaltén.
Ao chegar ao Ponto de Encontro na área do Acampamento Poincenot, após caminhar 3 km (onde o GRUPO 2 se divide), você pega um caminho diferente que o levará de volta à cidade de El Chaltén, passando pela segunda atração, a Laguna Capri, num total de 12 quilômetros de descida.
Por volta das 18h30/19h, ao chegar em El Chaltén, você irá ao banheiro e cada passageiro devolverá suas mochilas e equipamentos emprestados para a atividade a um dos guias ou ao motorista. Assim que entramos na minibus, partimos em direção à cidade de El Calafate, onde o serviço termina, deixando os passageiros em cada hotel por volta das 22h.
Inclui:
– Transporte compartilhado de ida e volta.
– Guia bilíngue certificado (inglês/espanhol).
– Almoço.
– Seguro.
Não inclui:
– Entrada do Parque Nacional Los Glaciares
– Roupas/equipamentos pessoais.
– Transporte particular fora do horário agendado.
– Gorjetas.
– Serviços não descritos neste anúncio.
Equipamentos pessoais obrigatórios:
– Mochila pequena.
– Garrafa de água.
– Calçados com solado antiderrapante.
– Jaqueta e casaco impermeáveis.
– Protetor solar.
– Óculos de sol.
– Gorro e luvas.
– Chapéu para o sol.
Equipamentos sugeridos:
– Botas de caminhada impermeáveis.
– Um par de bastões de caminhada.
– Uma camada base sintética e uma muda de roupa
Requisitos e condições físicas:
Esta é uma atividade física de intensidade moderada a alta. Por motivos de segurança, esta excursão não é recomendada para:
Gestantes.
Pessoas com problemas cardíacos.
Pessoas com sobrepeso significativo.
Pessoas com problemas nos joelhos ou lesões articulares.
Pessoas que tenham sido submetidas a cirurgia recentemente.
Se você sofre de asma, hipertensão ou diabetes, é essencial levar seus medicamentos e informar o guia ou coordenador com antecedência.